terça-feira, 29 de novembro de 2011

Verdade ou mito?


Desvende os mitos sobre a saúde e beleza da pele
Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?
Mito. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado. Saiba mais...
Usar hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele?
Mito. A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. Outras medidas devem ser tomadas para se evitar o envelhecimento cutâneo.
Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.
Câmaras de bronzeamento fazem mal à pele?
Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.
Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?
Mito. Com um protetor solar FPS 15, a pele leva um tempo 15 vezes maior para se queimar do que sem proteção nenhuma. Com FPS 30, este tempo é 30 vezes maior, e assim por diante. 
Mesmo filtros solares de FPS alto devem ser reaplicados a cada 2 horas?
Verdade. Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o FPS do protetor.
Pele oleosa envelhece menos?
Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

Não leve como verdade tudo o que falam por aí, procure esclarecer suas dúvidas com um especialista.
Nesse blog, estamos abertos a isso e logo lançaremos também “Bate papo Pele, Saúde e Sintonia”, acompanhem e participem!
Uma ótima semana!


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Envelhecimento

Envelhecer faz parte da nossa história, mas cuidados básicos podem suavizar seus efeitos.
Assim, rugas e cabelos brancos podem ser adiados com uma vida saudável, boa alimentação, bastante água, prática de exercícios físicos e proteção do sol.
A pele envelhecida se caracteriza por ser fina, sem elasticidade, apresentar rugas finas e aprofundamento das linhas de expressão. O envelhecimento pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.

FATORES RELACIONADOS AO ENVELHECIMENTO DA PELE
Radiação solar
A radiação solar atua na pele causando desde queimaduras até foto envelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele foto envelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.
Cigarro
Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provoca o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.
Álcool
O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante.
Movimentos musculares
O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde.
Radicais livres
São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele foto envelhecida.
Bronzeamento Artificial
A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.
Envelhecimento e Alimentação
Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento.
Tratamento do Envelhecimento
Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar! Como regra “básica” deve preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos podem ser indicados pelo dermatologista, como técnicas de preenchimento, cirurgias e a aplicação de medicamentos. Os dermatologistas têm os conhecimentos necessários para fazer esta indicação e prescrever o melhor tratamento para cada caso.
Fonte: Portal da SBD
USE PROTETOR SOLAR PARA TER UM FINAL DE SEMANA MAIS TRANQUILO!

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." Elleanor Roosevelt

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FLORAL PARA COMEÇAR A SEMANA

Boa Sorte (Cordia verbenácea)

Remove obstáculos para prosperar diante das dificuldades.

Este floral contém energias de potente proteção.
Essência floral que traz o despertar da prosperidade cósmica.
Energia que faz o trabalho de atrair as riquezas da terra em sintonia com a Unidade do Cosmos.
Vem concretizar a vitória divina da realização do Cristo em nosso plano físico, através da opulência Divina em nossos trabalhos. Prosperar em todos os momentos. Energia-expressão Divina que remove obstáculos, traz a paz e o conforto solar, discernimento divino, calma interna, integridade, equilíbrio, a certeza do bem feito, pureza e coragem Divina, qualidades- suporte para o restabelecimento da sincronicidade com o Universo.
Combate energias destrutivas enviadas por outros, energias que promovem desgraças, doenças e até a morte. Estas perversas energias enviadas (por trabalho feito ou formas-pensamento) são elementais criados em candomblé, umbanda ou quimbanda), não é a energia preta.
Estas energias inicialmante, fazem surgir nas vítimas estados de negatividade, de desânimo, de tristeza, e têm levado muitos a cometer atos insanos contra sí próprios, por perceberem os seus caminhos totalmente fechados.
É um floral restaurador e harmonizador dos chacras que foram obstruídos por estas más energias.
Na Fitoterapia esta planta é usada para combater a artríte reumatóide, gota, dores musculares, dores na coluna, prostatites, nevralgias, inflamações em geral. Na medicina popular é usada para acelerar o processo de cicatrização.

Fonte: Florais de Saint Germain - http://www.fsg.com.br/florais_detalhes.php?num=10
"O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem." Allan Kardec


BOA SEMANA E QUE COM ELA VENHA UMA NUVEM
DE BONS SENTIMENTOS!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pele e Psiquismo

Tocar faz a diferença
A pele é o órgão de transformação de estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos. Em qualquer época da vida, um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva.
Portanto, a pele, além de órgão envoltório do organismo, com múltiplas funções de proteção e equilíbrio, informa o sistema nervoso permanentemente sobre o que se passa no ambiente e gera imagens mentais, emoções e sentimentos o tempo todo.
Todo estímulo que ela recebe origina algum estado interior. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. O musicoterapeuta Stephen Halpern conta, no livro Som Saúde, que duas pessoas surdas foram levadas a uma boate por um amigo e, apesar de não possuírem audição, depois de certo tempo decidiram sair daquele local, porque estavam sentindo dores no corpo provocadas pelo som elevado.
Tratamento pela pele
A possibilidade de ações terapêuticas pela pele é reconhecida pelos recursos do toque, da massagem e da acupunctura. A atitude curativa mais simples é a colocação das mãos sobre locais que sofreram ferimentos ou agressões. Todas as pessoas fazem isso intuitivamente e efetivamente deve ocorrer alguma influência invisível, de caráter puramente energético ou outro, não conhecido, porque a dor é atenuada instantaneamente e a cura é facilitada.
Quem sofrer um traumatismo em alguma área da pele sentirá a dor esvanecer-se de maneira incrível apenas por colocar a mão no local atingido e a manter ali por alguns segundos ou minutos. A técnica do toque terapêutico se baseia nesse princípio mágico do contato das mãos com as áreas a serem tratadas e dirigido pela intenção da cura.
A ciência não é capaz, até o momento, de demonstrar o que se passa; a experiência, entretanto, mostra que o fenômeno é real. Como tudo na ciência, o que não é comprovável hoje sê-lo-á um dia por meios de pesquisa que não existem agora e que os pesquisadores ainda vão inventar.
Todas as pessoas, que já tenham passado por uma sessão de massagem, sabem que aqueles estímulos produzem relaxamento muscular, cura de certas dores, correção de algumas posturas, revitalização da pele e sensação de bem-estar. Os mensageiros químicos ativados pela estimulação dos receptores na superfície cutânea levam ao cérebro a percepção do contato ativador, relaxante ou curativo da massagem e produzem os efeitos gerais no organismo.
A acupuntura funciona de modo ainda não claramente explicado, mas é reconhecido pela medicina ocidental que a colocação de agulhas em pontos específicos da pele tem o poder de aliviar dores, produzir anestesia e curar certos distúrbios. O método rolfing, criado por Ida Rolf, tem resultados surpreendentes, em casos de contraturas musculares e em outros estados patológicos, pela estimulação das aponeuroses (estruturas que envolvem os músculos) através da pele.
A couraça muscular
Fato impressionante, porém, é o endurecimento que as pessoas sofrem através da vida, o qual torna sua pele quase insensível aos estímulos físicos. Primeiro, por causa das restrições, das proibições, das limitações, dos nãos e das manipulações através do medo, da vergonha e da culpa, todos fatores geradores de estresse e, conseqüentemente, de tensão muscular e cutânea; depois, pela sexualização do contato físico, também estressante, imposta por informações viciosas passadas pelos pais, por educadores e pelas religiões.
Essas tensões, repetidas e acumuladas nas aponeuroses, nos músculos e na pele, acabam por endurecer a tal ponto esses tecidos que formam o que Wilhelm Reich chamou "couraça muscular do caráter": a pessoa praticamente anestesia sua pele e não consegue sentir o contato amoroso ou o repele por sentir-se amedrontado por ele.
Isso causa um enorme prejuízo emocional à pessoa, porque a necessidade de contato físico, essencial na infância, permanece por toda a vida e faz o ser humano sentir-se vivo. E o primeiro ambiente onde as pessoas podem aprender a tocar-se é a família. Lamentavelmente é aí que elas aprendem a não tocar nem ser tocadas pelos motivos mencionados.
A falta de contato físico entre as pessoas isola-as nos seus envoltórios cutâneos e faz com que percam a percepção do amor dos familiares e amigos, que são essenciais ao bom funcionamento orgânico. Entre os adultos só se entende e aceita contato físico por interesse sexual, mesmo que seja praticado maquinalmente. Nas prisões, o pior castigo é a solitária, onde o detido fica privado de qualquer tipo de contato com outro ser humano.
Essa exigência básica da natureza humana faz com que todos os indivíduos anseiem sempre por contato de qualquer tipo, visual, auditivo ou tátil para se sentirem reconhecidos como pessoas. Desses três tipos, o mais intenso é sem dúvida o contato pele a pele, seja por um aperto de mão, por uma carícia suave ou por um abraço; quando o indivíduo está fechado para esse tipo de estímulo, um contato agressivo ainda é menos ruim do que nada, pelo menos ele está sendo reconhecido.
Os poucos que estão abertos ao contato espontâneo, os que consideram o contato como natural e benéfico, têm mais possibilidades de praticar atos tão lúdicos e prazerosos como dançar com parceiro ou parceira e estão mais aptos a ter atividade sexual consciente e satisfatória.
Toque e equilíbrio
Por isso é fundamental para a vida equilibrada que as pessoas toquem as outras, aceitem ser tocadas pelas outras e toquem a si mesmas. Para tal é preciso dessexualizar o contato físico e tocar como simples reconhecimento do outro, para transmitir amor, amizade e estímulo, e aceitar o mesmo da parte dos outros.
Assim também é imprescindível que a pessoa toque a si mesma praticando a automassagem, método da medicina chinesa, que estimula todos os órgãos através de pontos de ativação dos meridianos, presentes na superfície da pele. A automassagem coloca o ser humano em contato com sua própria existência e concorre para a formação de uma autoimagem positiva.
Portanto, o toque na pele, o contato com a superfície cutânea, por meio do sistema constituído por terminações nervosas, vasos, células imunitárias e comunicadores químicos faz a diferença entre uma vida com bons relacionamentos e uma vida de isolamento e depressão.
Colaboração: Dr. Roberto Azambuja - Dermatologista


UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE TOQUES... ESSES QUE FAZEM BEM ATÉ NA ALMA!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nossa Pele


A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas - ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial - como um manto protetor.

A pele tem camadas?
A pele é formada por três camadas, bem unida entre si.
São elas: epiderme, derme e hipoderme.
Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. Entenda:
Epiderme - é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.
Derme - é a camada do meio da pele, formada por fibras e por grande quantidade de vasos sangüíneos e terminações nervosas.
Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
Hipoderme - é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha.
Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

A pele é um escudo?
Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna.
Assim, cuidado com o que se usa nela!
Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

Por que há diferentes cores de pele?
A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra.
Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina.
Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos.



Você sabia?
Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos!
A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas.
Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas.
Além disso, as peles negras contêm maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne.
A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna. As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade.
Assim, as mulheres negras têm que evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez.
Hidratação
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.
Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água.
Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco.
Assim, além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados, sem muito perfume.Fonte: Portal da SBD


Quem sabe um copo d`água pra começar melhor o dia?


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cura real
Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta. A cura real somente acontece do interior para o exterior...

Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga também que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia. Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo qual você, com seu gênio, aumentam a produção de ácidos no estômago. Relate que você tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer também que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações. Mencione que você sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e é demasiadamente ansioso.
Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo. Não querem mudar de vida. Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa. Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade. Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência. Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas. Suplicam auxílio para os problemas de tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressarem suas legítimas necessidades. Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado. Clamam pela intercessão divina, porém permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de si mesmos.
Deus nos fala através de mil modos... A enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que está faltando mais amor e harmonia em sua vida.
Toda cura é sempre uma auto cura e o Evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro. Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição.
Quando nos decidiremos?
Pergunte-se e reflita.
Livro: O Médico Jesus – José Carlos De Lucca


“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.” Mahatma Gandhi
                                   TENHAM UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Convidada especial

Hoje estamos recebendo uma convidada. Ela é Janaíne Martíns, especialista em Terapia Floral pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. E trouxe-nos um conteúdo interessante para compartilharmos:

MENTE SÃ EM CORPO SARADO

Em várias ocasiões as pessoas questionam sobre que tipos de tratamentos ou treinamentos podem fazer para perder peso, para reduzir o percentual de gordura corporal, para "desinchar", para fortalecer a musculatura disso ou daquilo, para ter "barriga de tanquinho", etc, etc.... Claro que é essencial um bom e coerente treinamento para manter em bom estado mecânico este veículo maravilhoso que você pode chamar de corpo humano, mas o exercício é apenas uma parte do que é necessário para manter um peso ideal, um corpo em perfeito estado.
 
É preciso compreender que tudo se relaciona em nosso organismo, tudo é interligado, e que o grande "maestro" de tudo é o cérebro. Parte dele o estado geral que faz você se sentir saudável, ágil e em estado de bem estar geral.

É como uma engrenagem: um fator se encaixa em outro e quando uma parte não vai bem, acaba acarretando algum desajuste que leva a uma consequência no corpo. Exemplo: você está ansioso com algum acontecimento e sente uma necessidade de preencher "este vazio" que está lhe "consumindo", no sentido de compensar algo. Você come... você bebe! Este fato desencadeia todo um processo metabólico que leva ao processamento dos alimentos, geração de energia e aproveitamento desta energia. Se você não utiliza esta energia, você acumula depósitos no corpo, porque seu corpo entende que você pode necessitar mais adiante de uma reserva... e ele é muito precavido! Assim começam a se formar alguns "pneuzinhos".

Manter um corpo bonito e saudável depende de alimentação adequada, de boa atividade física, de orientação de um profissional qualificado quanto a que produtos e procedimentos são mais indicados ao seu caso e de um equilíbrio mental/emocional que permita a manutenção deste estado de bem estar e saúde.

Problemas emocionais podem dificultar em muito a sustentação de um tratamento para a pele ou para o corpo. Nosso estado de espírito sempre reflete no corpo.
Há muitos recursos complementares que estão sendo utilizados na área da saúde para ajudar a "dar um empurrãozinho" e fazer com que a pessoa tenha o melhor resultado possível e o mantenha após o tratamento.

Um dos recursos que pode ser de grande valia neste contexto é a Terapia Floral. A Terapia Floral é um modelo terapêutico (reconhecido e recomendado pela OMS/1976) que, embasado em princípios da Física, admite a existência de campos eletromagnéticos ao redor de nosso corpo físico, também denominados corpos sutis. Trata-se de um tipo de terapia complementar, vibracional como a Homeopatia, que se utiliza de essências energéticas, originalmente obtidas de flores, para tratar dos diversos estados emocionais envolvidos no desenvolvimento de problemas físicos ou psíquicos. Este recurso consiste na utilização de essências florais dentro de um programa global de estimulação da saúde. As essências florais atuam como catalisadores que dão impulso às melhorias que a pessoa tem por objetivo alcançar, ou seja, tornam o caminho mais curto entre o querer e o conseguir!

Experimente e se surpreenda com os resultados. Permita-se!

" É preciso manter o pensamento flexível, a fim de que as idéias preconcebidas e convicções antigas não roubem a oportunidade de obter conhecimentos novos e mais amplos . Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a descartar qualquer ideia, mesmo que firmemente enraizada se, sob uma experiência mais ampla, surgir uma verdade maior. "Dr. Edward Bach.

Terapeuta Floral pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, atuando na área há cerca de 12 anos e Farmacêutica graduada pela UFRGS com ênfase em bioquímica industrial de alimentos, pós-graduação a nível de especialista em Terapia Floral (Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos - 2000) e em Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos (UCPel - 2009). Curso Extensivo de Cosmetologia pelo Instituto Magistral (2003) e de Formação em Terapia Floral (1996). Cursos de diversos sistemas florais com seus criadores. Trabalha atualmente em atendimentos pessoais com os sistemas: Bach, Minas, Califórnia, Austrália, Saint Germain, Alaska, Deserto e Filhas de Gaia. Ministrante de cursos de Terapia Floral pelo Instituto Magistral, UCPel, Oportune Centro de Desenvolvimento Profissional, Conspecto Consultoria Farmacêutica, entre outros.

Para acompanhar mais, acessa lá o blog dela também:
http://janaineterapeuta.blogspot.com

Boa tarde!