terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Estrias. E agora?


As estrias são lesões ocasionadas pela degeneração das fibras elásticas da pele que surgem em situações em que há distensão exagerada. Além de que, há uma predisposição pessoal e é comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento rápido, em pessoas obesas e na gravidez.
São mais comuns no sexo feminino, nas mulheres as áreas mais afetadas são as coxas, nádegas, abdomem, mamas. Nos homens principalmente no dorso do tronco (nas costas)com disposição horizontal.
Inicialmente as estrias são avermelhadas,violáceas ou rosadas e mais tarde tornam-se esbranquiçadas.
Para evitar seu surgimento recomenda-se a hidratação diária da pele. Também é importante evitar aumento abrupto de peso e excesso de carga nos exercícios físicos ou seja qualquer condição que provoque a distensão exagerada da pele.

Tratamento

O tratamento visa melhorar o aspecto estético, estimulando a formação de colágeno nas lesões.

Algumas alternativas de tratamento:
  • Ácido Retinóico: Uso em domicílio. Estimulam a formação de colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação,vermelhidão,coceira e ardência.A concentração deve ser definida pelo dermatologista. A exposição solar deve ser evitada.
  • Peeling Químico: Também estimulam a formação de colágeno, mas de forma mais intensa, pois são mais concentrados.Também deve ser evitada a exposição solar.
  • Dermoabrasão: Há lixamento das estrias o que provoca reação inflamatória e posterior formação de colágeno e uniformidade da superfície da pele.
  • Intradermoterapia: Consiste na injeção, ponto-a-ponto ao longo da estria,de substâncias que estimulam a formação de colágeno e melhoram a circulação no local.

 E NÃO SE ESQUEÇA NUNCA QUE
A BELEZA ESTÁ EM SE AMAR!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Celulite


O crescente interesse por um corpo esbelto justifica o desejo de conhecer a fundo este problema no que diz respeito às suas possíveis causas, fatores influentes bem como suas possíveis soluções.
Não devemos esquecer a importância de adotar uma série de medidas positivas para evitar o seu aparecimento.



LIPODISTROFIA GINÓIDE

Representa hoje uma das preocupações estéticas essenciais das mulheres.
Chega a atingir 95% das mulheres.

Definição

É um transtorno da microcirculação associado à ação dos hormônios femininos.
É clinicamente perceptiva, pois determina uma remodelação estrutural do tecido celular provocando alterações estéticas e funcionais.

Fatores Predisponentes

  
1. Genéticos    

2. Endócrinos: O depósito de gordura nas nádegas e coxas é favorecido  pelo aumento da atividade de uma enzima (LPL) que é induzida pelos hormônios femininos: Estrógenos e  Progesterona.

3. Neurovegetativos e Psicológicos: Stress, ansiedade e distonias neurovegetativas.

4. Mecânicos e Vasculares: Alterações da Coluna Vertebral como por exemplo. Hiperlordose  que favorece e agrava a insuficiência circulatória. Presença de varizes e/ou microvarizes que também compromete a circulação

5. Alimentação Inadequada: Dietas com excesso de carboidratos produzem um aumento no número e volume dos adipócitos (células de gordura).

6. Tabagismo: Compromete nutrição e oxigenação dos tecidos.          

7. Álcool

8. Vida  Sedentária:   A  falta de atividade física regular diminui a nutrição e oxigenação dos tecidos além de comprometer a queima da gordura.

Classificação 

Fase 1: Celulite não –visível nem palpável
Fase 2: Celulite não visível ,mas palpável
Fase 3: Celulite visível e palpável


Cuidados Gerais

1. Evitar roupas justas

2. Evitar salto alto e cruzar as pernas com frequência

3. Praticar atividade física regular: 3 vezes por semana e prolongada (no mínimo 40 minutos sem interrupção) favorecem à Lipólise (queima da gordura)além de melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos

4. Alimentação adequada  

5. Ingerir água :1,5-2 litros /dia

6. Consumir bebidas alcoólicas com moderação                      

7. Evitar fumar

Tratamento 


Os tratamentos são prescritos de acordo com o histórico da paciente,grau,tipo e localização da Celulite.

1.Tratar patologias associadas: Distúrbios Glandulares,Vasculares,Ortopédicos,TPM

2.Drenagem Linfática: Manual ou Vácuo

3.Intradermoterapia (Mesoterapia)

4.Eletrolipoforese

5.Iontoforese com oclusão

6.Tratamentos Tópicos: Em casa

7.Tratamentos Orais


- Com um tratamento correto poderemos conseguir reduções de volume e melhora do aspecto irregular da pele.
- Por se tratar de um distúrbio crônico  os cuidados deverão ser contínuos e os tratamentos intermitentes.
- Os melhores resultados são  obtidos com a associação de tratamentos e  das medidas gerais.

AME-SE em primeiro lugar sempre e 
curta o verão com auto estima!






quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Convidada especial

Hoje temos uma convidada especial para agregar conteúdo e trocar informações interessantes com a gente. Ela é Natália Steyer, nutricionista. Atende em consultório na Av. Cristóvão Colombo 1103/303 no bairro Floresta, atua em 2 academias e em centros de beleza. Trabalhou com a equipe de futebol profissional do Sport Clube Internacional por 1 ano. A Naty trabalha com Personal Diet, Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Estética e Nutrição e Aleitamento Materno e você pode acompanhar mais dela lá no www.natysteyer.blogspot.com.
Obrigada, Naty e seja bem-vinda para compartilhar com a gente!

Alimentos Fotoprotetores

Com o aumento da exposição solar, devemos cuidar e aumentar a ingestão de alimentos que nos protejam dos raios solares!

Existem nutrientes que funcionam como um "protetor solar via oral", como a vitamina A, Licopeno, Betacaroteno, Xantofilas, Vitamina E, Selênio.

Isso também se aplica àquelas pessoas que querem ter um bronzeado bonito, saudável e com maior durabilidade.

Durante o verão aumente a ingestão de alimentos fonte desses nutrientes, então aí vai uma lista de alimentos fotoprotetores:

CENOURA, BETERRABA, TOMATE, GOIABA, MORANGA, ABÓBORA, MANGA, CAQUI, MELÃO, MELANCIA, MAMÃO, DAMASCO SECO, PIMENTÃO, ESPINAFRE, ÓLEO VEGETAL DE CANOLA, CASTANHAS, NOZES E FRUTOS DO MAR.


Quando falamos em bronzeado, devemos associar pele e a hidratação, portanto recomendo um aumento na ingestão de água e vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, abacaxi, kiwi). Sem esquecer-se do uso do protetor solar.

Para quem realiza tratamento estético visando o clareamento de pele, deve evitar a suplementação desses nutrientes, pois eles estimulam a pigmentação.

DICAS:
          * Levar Chá Verde para beber na praia ou piscina, pois ele também tem ação fotoprotetora!
          * Cuidado com fórmulas prontas ativadoras do bronzeado. Procure sua Nutricionista ou um profissional da saúde que possa prescrever uma receita individual!

Então é isso, gurias! Espero que vocês tenham gostado. E tenham consciência do perigo da exposição solar sem proteção!


E um ótimo final semana para todas nós!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

 
 
"O objetivo da vida é retornar ao Amor, de momento a momento. Para atender a esse propósito, a pessoa precisa reconhecer que é completamente responsável por criar a sua vida do jeito como ela é. Ela precisa compreender que são os seus pensamentos que criam a sua vida da maneira como ela é de momento a momento. Os problemas não são as pessoas, os lugares e as situações, mas sim os pensamentos a respeito deles. A pessoa precisa aceitar a ideia de que não existe o "lá fora"."

 
Limite Zero, Autores Joe Vitale e Ihaleakala Hew Len

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Verdades e mitos


Bronzeamento artificial: o que pode e o que não pode?
Câmaras de bronzeamento: opção de risco
Afinal de contas qual a verdade sobre as câmaras de bronzeamento? Quem oferece o serviço diz que como as pessoas não ficam vermelhas após o bronzeamento artificial, ele não faz mal. Os dermatologistas afirmam: o bronzeamento artificial predispõe ao câncer da pele e ao envelhecimento cutâneo. Em quem acreditar?
Nos dermatologistas. As câmaras são uma fonte de radiação ultravioleta A (UVA) mais potente que o sol e o UVA é o principal responsável pelo envelhecimento da pele além de também predispor ao câncer. O UVA penetra profundamente na pele alterando fibras elásticas e colágenas, provocando rugas, perda da elasticidade e manchas.
Mas por quê as pessoas não ficam vermelhas após as sessões, isto não seria um argumento a favor?
Não ficam porque o responsável pela vermelhidão da pele é a fração B da radiação ultravioleta (UVB), principal agente causador do câncer da pele, cuja presença nas câmaras de bronzeamento é menor. O fato da pele não ficar vermelha não significa que ela não esteja sendo danificada e, este dano, só vai aparecer daí a alguns anos.
Portanto, as pessoas que hoje buscam as camas bronzeadoras por motivos estéticos, na verdade estão provocando o envelhecimento precoce da pele e em breve pagarão o caro preço do fotoenvelhecimento, com surgimento das lesões características da pele envelhecida, prejudicando a sua aparência futura e predispondo-se ao surgimento do câncer da pele.
Auto-bronzeadores: opção segura
Os auto-bronzeadores, são cremes ou loções com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação provoca a pigmentação da camada mais externa da pele (camada córnea), dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Os produtos não estimulam a produção da melanina, pigmento que dá a cor natural da pele portanto, na verdade, não estão bronzeando, apenas tingindo a camada córnea.
Não causam mal algum, a não ser naqueles que tenham alergia ao produto. O inconveniente é que, em algumas pessoas, a coloração resultante não fica muito natural, por isso recomenda-se experimentar o produto em uma pequena parte da pele para ver se a cor fica boa e aí então aplicar no resto do corpo.
O produto deve ser reaplicado em intervalos que variam de 2 a 5 dias para se manter a cor, e são uma boa opção para aqueles que não dispensam uma "corzinha" no verão mas querem manter a pele saudável. Se for usar na face, preferir aqueles que indiquem ser livres de óleo (oil free), para evitar o surgimento de cravos e espinhas.
Os autobronzeadores não devem, entretanto, ser confundidos com protetores solares, a não ser que possuam a indicação de que possuem filtros solares associados ao produto e com FPS maior ou igual a 15.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

Bom final de semana, aproveitem o sol com saúde e acredite sempre:
"Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."
Fernando Pessoa



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Pele e o Sol

Uma convivência saudável
O Brasil é o país do sol. Nosso clima tropical apresenta alta incidência de dias ensolarados, favorecendo as atividades de lazer e os esportes praticados ao ar livre.
Além disso, nossas belas praias são um enorme atrativo para o encontro social, seja em busca de refresco para o calor ou de diversão. Afinal são mais de 8 mil km de litoral, uma imensa área de lazer gratuito, onde pessoas de todas as idades se encontram e confraternizam.
A exposição solar e as atividades ao ar livre trazem energia para o nosso dia a dia e garantem hábitos saudáveis de vida. No entanto, o sol, que nos proporciona dias inesquecíveis pode trazer problemas imediatos e futuros para a sua pele.
Por isso, siga o nosso roteiro e aproveite o melhor do sol de forma saudável.

Proteção solar: saúde da pele
Aproveite o melhor do sol protegendo sua pele!
O sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer. Especialmente durante o verão, devido às férias, ficamos mais tempo ao ar livre e expostos ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares. Exatamente nesta época, o ultravioleta B, principal causador do câncer da pele, apresenta maior intensidade, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do sol.
Seguindo as orientações abaixo, você poderá aproveitar o melhor do sol protegendo sua pele:
1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.
3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele.

4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.
5. Aplique generosamente o filtro solar, 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
6. Use filtro solar com FPS 15 pelo menos. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.
7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.
8. Mormaço também queima. Não se engane. Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.
9. Filtro solar deve ser usado diariamente. Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.
10. A proteção das crianças é responsabilidade dos pais! Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Este é um hábito que deve ser formado desde cedo. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.
Fonte SBD

Siga as dicas e aproveite bem o verão inteiro!